Realizada ontem (domingo), a 4ª e última Etapa do Rali de Monte Carlo permitiu às duplas do Citroën Total Abu Dhabi WRT mostrarem as suas capacidades. Enquanto Craig Breen e Scott Martin alcançaram um 3º tempo mais rápido, Kris Meeke e Paul Nagle arrebataram o 4º lugar final, depois de levarem o C3 WRC à primeira vitória de sempre numa Power Stage. Fruto dos resultados alcançados, a Citroën Total Abu Dhabi WRT deixa o Principado do Mónaco na 3ª posição no Campeonato dos Construtores, enquanto Kris Meeke é 4º no Mundial de Pilotos. Disputado a pouco mais de 1.600 metros acima do nível do mar, o Col de Turini, que se correu na última etapa, é um dos pontos altos do Rali de Monte-Carlo. A agitação em torno desta Especial deve-se, em muito, à atmosfera criada pelo enorme número de fãs que delimita as estradas e pelo clima invariavelmente imprevisível. A edição 2018 deste palco icónico do rali monegasco provou não ser exceção, contando com 20 por cento de estradas cobertas de geada na primeira passagem, principalmente na ultrarrápida seção a descer do Col de Turini, rumo a Peira Cava.

Eram, por isso, necessárias grandes doses de precisão e habilidade na leitura do nível de aderência das estradas para se manterem longe de problemas. Entre os dois representantes do Citroën Total Abu Dhabi WRT, Kris Meeke conseguiu negociar melhor a ronda, levando consigo 2 pneus Michelin de pregos e 2 pneus super moles, enquanto Craig Breen optou por uma mistura de 4 pneus de composto macio e 2 super moles.

Os dois pilotos conseguiram, depois, registar muito boas performances na Especial disputada entre La Cabanette e o Col de Braus, agrupados no 3º e 4º lugares. Breen voltaria a confirmar o seu bom momento de forma ao alcançar o 3º tempo mais rápido na segunda volta pelo lendário Col de Turini. Enquanto isso, Meeke demonstrou força e consistência ao deixar para trás alguns dos seus rivais mais determinados, cimentando o seu 4º lugar final depois de alcançar uma encorajadora vitória na Power Stage. Foi um final muito positivo para o rali, que deu a Meeke 17 pontos no Mundial de Pilotos, no que foi um bom início de temporada. Já o Citroën Total Abu Dhabi WRT somou, no seu conjunto, um pecúlio de 18 pontos, terminando esta ronda de abertura de 2018 no 3º lugar do Campeonato de Construtores.